29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE AVC

No Comment
29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE AVC

De acordo com Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), a cada 6 segundos uma pessoa morre devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Brasil, essa é a primeira causa de morte e maior causa de incapacidade em todo o mundo, levando a óbito um brasileiro a cada 5 minutos, totalizando mais de 100 mil por ano.

Na tentativa de reverter essa situação, desde 2010, a Organização Mundial de AVC realiza atividades de conscientização, em 29 de Outubro.

Em sua quarta edição, o foco deste ano é a incidência do AVC em mulheres, com slogan “Eu sou Mulher. O AVC me afeta”, tendo como representantes nacionais da causa, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDC), Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC.

Imagine…

• Acordar de manhã e estar permanentemente paralisado de um lado do seu corpo.

• Não ser perfeitamente capaz de compreender as palavras, e incapaz de falar ou escrever.

• Ter que reaprender a realizar as atividades mais simples da vida diária – comer, vestir e tomar banho.

• A sua vida e as vidas de seus familiares e amigos sendo modificadas para sempre.

Estes são alguns dos efeitos do AVC… Ninguém tem tempo, nem se prepara para trilhar a longa e solitária estrada para a reabilitação.

 

MULHERES E O AVC

 

Segundo a Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins, presidente do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da ABN e coordenadora da Rede Nacional de Atendimento ao AVC do Ministério da Saúde, a escolha do enfoque da edição deste ano foi motivada pela prevalência da doença em pacientes femininas, sendo que, de acordo com levantamento da WSO, uma em cada cinco mulheres terão um AVC em sua vida, comparado com um em cada seis homens.

“As mulheres possuem fatores de risco específicos, como a gravidez, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, puerpério (fase pós-parto), terapia de reposição hormonal após menopausa e uso de pílulas anticoncepcionais. Além disso, são as principais cuidadoras dos homens que tiveram AVC”, diz a neurologista.

Aqui estão alguns fatos importantes sobre AVC e Mulheres:

• Mulheres com mais de 85 anos tem as maiores taxas de AVC;

• Muitos dos principais fatores de risco para o AVC ocorrem mais frequentemente em mulheres:

1. Hipertensão (o fator de risco mais importante para todas as causas de morte no mundo)

2. Fibrilação Atrial

3. Diabetes

4. Enxaqueca com aura visual

5. Depressão

6. Obesidade

• Outros fatores de risco para o AVC são específicos de mulheres, como a gravidez, pré-eclâmpsia, o uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal após a menopausa, alterações hormonais e diabetes gestacional.

• Alguns tipos de AVC são mais frequentes em mulheres como a trombose venosa cerebral e a hemorragia subaracnóidea por aneurisma.

• Apesar das mulheres responderem bem ao tratamento do AVC, elas tendem a receber menos tratamento que os homens (tratamento emergencial e reabilitação).

• Mulheres, mais frequentemente, tem uma diminuição de sua saúde mental depois de tornarem-se cuidadoras. Isso acontece com esposas cuidadoras de homens que sofreram AVC, que também apresentam mais depressão.

A cada segundo o AVC afeta 1 pessoa – independente da idade ou sexo.

Seis milhões de vidas são perdidas por AVC a cada ano. A cada 6 segundos morre uma pessoa devido ao AVC.

Fontes:

http://www.segs.com.br/saude/15240-campanha-do-dia-mundial-do-avc-alerta-mulheres-sobre-fatores-de-risco-e-tratamento.html

http://redebrasilavc.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Folder_WSD2014_Portugues_4.pdf

 

Comentários

comentários

No Comments

Leave your comment





× um = 5

         


Back to Top